Subscribe for Newsletter

Edit Template

Estude Gratuitamente

através do nosso blog.

Milhares de pessoas já aprenderam sobre Finanças e Investimentos através dos nossos posts, e-books, infográficos, vídeos e muito mais.

Alcace os melhores

resultados com os nossos cursos

Somos especialistas em Finanças e Investimentos. Estude todos nossos segredos em profundidade.

Artigos mais recentes

Finanças

Edit Template

Após Sete Reuniões Estagnadas, Banco Central Decide Cortar Taxa Selic para 13,25%

 

O Copom deu início ao ciclo de cortes da Selic após sete reuniões consecutivas em que a taxa se manteve estacionada. Os dirigentes da autarquia reduziram nesta quarta-feira (2) a taxa em 0,50 ponto porcentual (p.p.), de 13,75% para 13,25% ao ano.

Numa decisão dividida, o copom reduz taxa em 0,50 p.p. com voto de minerva do presidente Roberto Campos Neto. Novos diretores indicados por Lula também apoiam corte mais agressivo.

A nota divulgada junto à decisão no site do Banco Central deixa espaço para possíveis novos cortes de 0,50 ponto percentual nas próximas reuniões, o que surpreendeu os atores do mercado financeiro.

Apesar disso, a redução na taxa Selic não é suficiente para afastar o Brasil do título de país com a maior taxa de juros real do mundo (considerando a inflação), chegando a 7,54% ao ano, conforme o levantamento realizado pelo portal MoneyYou, abrangendo 40 economias.

Expectativa do Mercado

A expectativa da maioria dos economistas era por uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa Selic. Por outro lado, uma ala de especialistas via espaço para um corte mais significativo, de 0,50 ponto, impulsionada por um cenário favorável no último mês.

Após a última decisão do Copom em 21 de junho, o Conselho Monetário Nacional (CMN) manteve as metas de inflação em 3%, com uma banda de tolerância de 1,5 ponto percentual, encerrando mais de seis meses de incerteza.

Essa medida resultou em uma queda das projeções médias do relatório Focus para o IPCA nos anos de 2023 (de 5,12% para 4,90%), 2024 (de 4,0% para 3,90%), 2025 (de 3,80% para 3,50%) e 2026 (de 3,80% para 3,50%).

Além disso, durante a semana, o mercado recebeu uma série de boas notícias, com destaque para a deflação mais intensa do que o esperado no IPCA-15 de julho, registrando queda de 0,7%.

Essa notícia veio acompanhada de alívios maiores do que o previsto nas médias dos núcleos e nos serviços subjacentes, além da elevação da nota de crédito soberano do Brasil pela Fitch, que passou de BB- para BB, com perspectiva estável.

Comunicado do Banco Central

Segundo o comunicado divulgado pelo Banco Central, os membros do Copom afirmam que a decisão foi amplamente discutida. Durante a deliberação, o colegiado avaliou a possibilidade de reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual.

Entretanto, optou por um corte de 0,50 ponto percentual nesta reunião, devido à melhora do cenário inflacionário.

É importante ressaltar que o Banco Central reforça o compromisso de manter uma política monetária contracionista,
com o objetivo firme de ancorar as expectativas e levar a inflação para a meta estabelecida no horizonte relevante.

De acordo com os membros do Copom, a atual conjuntura, marcada por um processo desinflacionário mais lento e
expectativas de inflação com parcial reancoragem, requer serenidade e moderação na condução da política monetária.

Os especialistas do Banco Central têm surpreendido o mercado com suas decisões. Essa surpresa se traduz em uma possibilidade de a taxa Selic atingir 11,75% ao ano em um futuro próximo, caso novos cortes de 0,50 ponto percentual sejam aplicados nas próximas três reuniões do Copom.

De acordo com o comunicado, se as perspectivas se confirmarem, os membros do Comitê estão unidos em antever reduções de igual magnitude nas próximas reuniões, considerando esse ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo de desinflação.

O Comitê enfatiza também que a total amplitude do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, especialmente dos elementos mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, particularmente as de longo prazo, das projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.

Explore Topics

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ethical Dimensions in the Digital Age

The Internet is becoming the town square for the global village of tomorrow.

Most Popular

  • All Posts
  • Bolsa de Valores
  • Criptomoedas
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • Finanças
  • Guia de Valor
  • Investimentos
  • Investimentos no Exterior
  • Livros
  • Mentalidade
  • Onde Investir
  • Organizar as Finanças
  • Poupar
  • Renda Extra
  • Renda Fixa
  • Renda Variável

Explore By Tags

© 2019 – 2024 Todos os Direitos Reservados.